Violência

Bandidos fazem a limpa e furtam até torneira em escola infantil de Niterói

Segundo a Prefeitura, as aulas irão retornar na quarta-feira (4)

Unidade fica localizada na Ponta D'Areia
Unidade fica localizada na Ponta D'Areia |  Foto: Rômulo Cunha
 

A Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Portugal Pequeno, localizada na Ponta D'Areia, na Região Central de Niterói, foi furtada neste final de semana e, por consequência, a unidade suspendeu as aulas nesta segunda-feira (2).

Segundo informou Valéria Alves, diretora da unidade, os criminosos estavam atrás de objetos de metais e acabaram levando torneiras do banheiro e do tanque, uma escada de alumínio e uma bomba d'água. Os pés dos bancos de madeira, que são de metal, também foram alvos do crime, mas não foram levados.

É a primeira vez que acontece um episódio desse. Percebemos que a segurança esta precária. O último funcionário saiu às 18h da sexta e quando o funcionário chegou hoje às 6h45 constatou os furtos Valéria Alves, Diretora da unidade
  

Por conta da bomba furtada, a escola ficou sem água e por isso as aulas desta segunda-feira (2) tiveram que ser suspensas. A equipe do ENFOCO esteve nesta tarde na escola e constatou um cartaz colado no muro da unidade informando sobre o assunto.

Escola ficou sem água e aulas tiveram que ser suspensas nesta segunda (2)
  

A diretora, que há 25 anos trabalha no local, comenta que a região costuma ser tranquila e nunca registrou casos como esse no colégio. Ela disse que uma nova bomba d'água já chegou na unidade e o conserto está sendo realizado. No entanto, ainda não há a confirmação se nesta terça-feira (3) as aulas serão retomadas. 

"Eu estava ali há mais de 25 anos e nunca fui assaltada. É a primeira vez que acontece um episódio desse. Percebemos que a segurança esta precária. O último funcionário saiu às 18h da sexta e quando o funcionário chegou hoje às 6h45 constatou os furtos", contou.

Segurança

Furto da bomba d'água fez com que a unidade sem água.
Furto da bomba d'água fez com que a unidade sem água. |  Foto: Rômulo Cunha
 

O quesito segurança foi abordado pela diretora e por Raphael Lírio, conselheiro tutelar de Niterói, que possui um filho de três anos como estudante da unidade. 

De acordo com Raphael, é necessário a presença de um guarda ou um vigia nas unidades de ensino de Niterói para evitar que novos casos de furtos aconteçam. O fato já foi comunicado à Câmara Municipal e o conselheiro aguarda retorno sobre o assunto.

"Eu fico muito preocupado porque ali é uma creche. São crianças que estudam ali. Uma vez que eles furtam esse tipo de material as crianças ficam prejudicadas. Quem sabe as crianças chegam para estudar e encontram alguém lá dentro. Tem que ter um guarda na escola 24h e à noite ter um vigia lá", comunicou.

O conselheiro e a diretora registraram a ocorrência na Delegacia do Centro (76ª DP). A perícia já foi realizada no local e os investigadores procuram os suspeitos do crime.

Questionada, a Polícia Militar informou que o Batalhão de Niterói (12º BPM) segue empregando seu efetivo de maneira ostensiva e dinâmica no bairro Ponta D'Areia visando contribuir quaisquer tipos de roubo e furto, seja contra os patrimônios públicos ou privados, e movimentações criminosas relacionadas.

Segundo a PM, esses crimes envolvendo equipamentos estruturais costumam ser praticados diante de brechas de oportunidades e atua no patrulhamento ostensivo diante de situações de flagrante. Também recomentou que a população denuncie através do Disque Denúncia (2253-1177) ou através da Central 190.

Já a Prefeitura de Niterói informou que o Departamento de Obras da Fundação Municipal de Educação (FME) adiantou os trabalhoes de reparação na unidade nesta segunda-feira (2). A Subsecretaria de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) ressaltou que a ronda escolar da Guarda Municipal receberá reforço em todo o Polo 1, incluindo escolas da Zona Norte do município.

As aulas estão previstas para retornar na quarta-feira (4). 

< Casos de dengue em 2022 já igualam ano passado; veja como se proteger Criança viraliza após lição de moral sobre cuidados com animais; assista <